Aplicativos para Rádios

Como um bom líder impacta na produtividade da equipe

como-um-bom-lider-impacta-na-produtividade-da-equipe.jpeg
Escrito por Mobradio

Para ser um bom líder e aumentar a produtividade da equipe, antes de tudo é importante entender as transformações sociais que ocorreram principalmente nas últimas décadas. Após compreender essas mudanças, você estará mais aberto para assimilar as competências esperadas do novo líder.

Neste cenário, compreenda que a sociedade está em constante transformação e o mundo corporativo também acompanha essas mudanças. A tecnologia é um importante fator que contribuiu para a nova forma de pensar e agir das pessoas. Ela não somente interferiu nas nossas relações pessoais, mas também nas relações com o trabalho.

O acesso à informação proporcionado pelo uso da internet e a maior escolaridade das novas gerações, contribuem para a formação de profissionais mais conscientes dos seus direitos e deveres.

O líder e os novos tempos

Para desenvolver qualidades e características que conquistem a confiança e o comprometimento dos liderados, acarretando no aumento da produtividade, é preciso ter habilidades como saber lidar com conflitos, empatia e possuir uma comunicação alinhada com o que acontece ao redor.

O antigo chefe, caracterizado por uma figura distante, que não discute e apenas dá ordens apontando os culpados, não tem mais espaço em mercados onde as pessoas buscam realização pessoal e profissional.

Como já vimos, as necessidades mudaram nos últimos anos, criando pessoas mais conscientes da sua posição no mercado de trabalho e que valorizam o bem-estar  e o sucesso profissional. Isso significa que chefes arbitrários não têm mais espaço para garantir seu futuro à frente das empresas.

Atualmente, o bom líder precisa desenvolver 5 qualidades para aumentar a produtividade da equipe. Acompanhe:

Buscar ser mais transparente

A cultura de “esconder” informação dos funcionários não tem mais espaço numa sociedade que valoriza o compartilhamento de ideias e objetivos. O funcionário sente quando está sendo privado de informações, sejam elas estratégicas ou necessárias para o bom andamento das suas atividades. Isso gera desmotivação e baixo comprometimento, fatores que contribuem para a baixa produtividade da empresa.

Quanto mais transparente for a comunicação da organização, mais comprometimento o funcionário terá com a empresa, pois ele sabe que o bom desempenho da organização para a qual trabalha é fundamental para a manutenção do seu emprego e importante para o seu desenvolvimento profissional. Uma gestão transparente gera engajamento e motivação, aumentando a performance de toda a equipe, consequentemente, gerando mais resultados.

Seja próximo

Ao se aproximar dos funcionários, você pode entendê-los melhor, conquistar a confiança deles e criar abertura para engajá-los na rotina diária ou em projetos importantes para a empresa. Nesse contexto, para ser um bom líder, é preciso ser empático, ou seja, se colocar no lugar do outro para ter resultados efetivos.

Mas atenção! Seja sincero nas suas atitudes. Os funcionários sabem quando os outros estão sendo pouco sinceros. Hoje, o grande desafio do bom líder é atingir a mente e o coração das pessoas.

Seja um motivador de pessoas

Ao invés de apontar os erros, mostre-os como uma oportunidade de melhoria para que a situação não ocorra mais. Fomente nos seus subordinados a vontade de aprender e ser melhor a cada dia, transformando-os em pessoas e profissionais melhores. Motive principalmente pelo exemplo. O aumento da produtividade virá como consequência desses fatores.

Delegue e quando necessário tome a responsabilidade e o trabalho para si

Ao delegar, você tem mais tempo de gerenciar e buscar soluções, acompanhando os processos e não a operacionalização em si. Além disso, quando você delega, você está oferecendo aos seus liderados a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, motivando-os a ter mais comprometimento com os resultados da organização.

Contudo, se a situação exigir que você tome a frente, assuma a responsabilidade pelo trabalho da equipe. Um time que confia no seu líder, produz mais e melhor, porque está comprometida com o sucesso de todos, inclusive do próprio líder.

Essas dicas de como um bom líder impacta na produtividade da equipe foram úteis para você? Compartilhe suas experiências com a gente, comentando abaixo!

 

Sobre o autor

Mobradio

Deixar comentário.

Share This
Navegação