Publicidade em Aplicativos

Como monitorar a audiência de uma rádio?

como-monitorar-a-audiencia-de-uma-radio.jpeg
Escrito por Mobradio

A rotina de uma emissora de rádio não é apenas selecionar músicas, criar programações e divulgar spots de publicidade. Embora essas sejam as tarefas principais, cabe aos profissionais da emissora realizar a mensuração da audiência da rádio para avaliar em quais momentos ela atingiu um bom pico de ouvintes e em quais ouve déficit.

Com isso, a emissora consegue descobrir quais programas devem ser retirados do ar ou adaptados, melhorando assim a qualidade do seu conteúdo diário e fidelizando os seus ouvintes.

Acompanhe, a seguir, quais ferramentas têm sido utilizadas pelas principais rádios do país na hora de monitorar a audiência:

1- IBOPE

A audiência de uma rádio pode ser medida por meio do IBOPE, que realiza entrevistas embasadas na lembrança do ouvinte. Funciona assim: os entrevistados informam quais emissoras eles ouviram nas últimas 48 horas e, também, as emissoras que ouviram “de vez em quando” nos últimos três meses.

O público pesquisado são pessoas residentes em áreas urbanas, sem restrição de gêneros e classe social. Com base nas respostas o IBOPE apresenta amostras móveis trimestrais que indicam as rádios favoritas de um público de uma determinada região.

2- Plataformas online

Muitas emissoras de rádio oferecem sua programação via plataformas digitais para alcançar o público conectado à internet. Para estas emissoras, é fundamental mensurar sua audiência em todas as plataformas online nas quais se encontram, de modo a ter um feedback completo do seu alcance.

O tempo de permanência no site, o número de cliques no “play” e o número de usuários ativos em tempo real são ótimas referências para mensurar a audiência da rádio. 

3- Redes sociais

A interação nas redes sociais também auxilia na medição da audiência da rádio. Por isso, considere o número de curtidas nos posts, compartilhamentos e comentários, além das mensagens recebidas. Cada um destes indicadores deve ser considerado na mensuração da influência e popularidade, uma vez que grande parte dos ouvintes também utilizam as redes sociais.

4- Aplicativo

Se há alguns anos a maioria das pessoas utilizava os rádios de pilha para escutar jogos de futebol, notícias e programações musicais, hoje, são os smartphones são os preferidos para conectar ouvintes a uma emissora.

Por isso, se sua emissora disponibiliza um aplicativo para usuários de dispositivos móveis acompanharem a programação é fundamental estar atento ao número de downloads e acessos. Assim, será possível descobrir o alcance da rádio via aplicativo e a média de ouvintes via smartphone.

É certo que a audiência da rádio está em constante evolução, já que cada geração possui suas próprias preferências e gostos. Assim sendo, uma programação que faz sucesso hoje pode não ter tanta popularidade dentro de alguns anos, e isso exige das emissoras não só a mensuração constante de seu número de ouvintes, mas também uma equipe que esteja disposta a criar novos programas e abordagens sempre que necessário.

Portanto, garantir a audiência de uma rádio não é uma tarefa “estática”. É necessário estar atento às mudanças e tendências para continuar atrativo a cada nova geração. Seja qual for o seu público, saiba que mudanças precisam ocorrer de tempos e tempos, e conhecer a sua audiência é o que permitirá inovar no momento certo. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

Sobre o autor

Mobradio

Deixar comentário.

Share This
Navegação