Aplicativos para Rádios

Como medir a audiência de uma rádio no ambiente digital?

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Escrito por Mobradio

Os meios de comunicação evoluíram, e as rádios estão cada vez mais conectadas. Acompanhando esse ritmo, as ferramentas para medir a audiência de uma rádio digital facilitam a vida de donos de emissoras e anunciantes.

Esses aplicativos, streamings e plataformas online funcionam como suporte para levar a transmissão aos públicos de maneira diversificada e coerente com suas realidades. A boa notícia é que esse tipo de transmissão permite não só a facilidade para conexão, mas também o acompanhamento mais detalhado sobre o número da audiência.

Um ótimo recurso para os donos e funcionários das emissoras, que, claro, desejam acompanhar a evolução do trabalho, e para os anunciantes. Esses poderão descobrir, de forma mais acertada, se a rádio realmente tem chamado a atenção do público-alvo e se, portanto, pode ser um bom canal para investir.

Se a audiência offline é medida por meio de recall — ou seja, pesquisas no dia posterior para saber quais rádios o público estava acompanhando —, com as ferramentas online é possível ter acesso a esses e muitos outros dados de forma rápida, precisa e segmentada; e, o melhor, em tempo real.

Por que acompanhar a audiência da minha rádio?

Analisar os números de usuários que acompanham a emissora traz muitas possibilidades. Por meio deles, é possível traçar um perfil do ouvinte, entender os seus programas favoritos e os menos prestigiados — usando as informações para melhorar o trabalho continuamente.

Esses números são, ainda, fonte de credibilidade para os futuros anunciantes, que procuram as rádios que mais combinam com o público-alvo e objetivo da empresa. É por meios desses relatórios e dados que os anunciantes decidem se a sua rádio é ou não um bom lugar para anunciar.

Aplicativos de rádio

Os aplicativos oferecem dados estatísticos relevantes, que podem ser analisados em cada detalhe para entender como anda a procura do público pela sua emissora, tema ou programa.

Número de downloads

O número de downloads também é relevante, pois mostra que o usuário estava tão interessado em sua rádio que reservou uma parte do espaço da memória do dispositivo móvel para o seu aplicativo. Não menospreze esse índice!

Tempo de permanência

O tempo de permanência do usuário talvez seja um dos dados mais importantes para analisar. Por meio dele, você pode descobrir o nível de interesse do público, a qualidade da programação, os horários de pico e queda de audiência e muito mais.

Além disso, caso haja um problema de transmissão no aplicativo ou streaming, esse erro poderá ser percebido por meio do tempo de permanência. Uma queda brusca no gráfico ou um aumento repentino sempre significarão alguma coisa. Investigue e descubra ótimos insights.

Interação

A interação do público dentro da própria store do smartphone (onde se baixam os apps), ou no ambiente do aplicativo, e a repercussão online em outras redes — como no Twitter, Facebook e Instagram — mostram a relevância da sua rádio e o grau de influência que seus apresentadores exercem sobre os ouvintes.

O monitoramento e interpretação desses números podem dizer muito sobre seu público e sua equipe, além de orientar, você e os anunciantes, sobre as melhores decisões de investimento.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como medir a audiência em uma rádio digital, que tal entrar em contato com a nossa equipe para esclarecer as questões que podem ter ficado pendentes e, claro, conhecer melhor nossa ferramenta? Estamos te esperando!

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Mobradio

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