Aplicativos para Rádios

Como estabelecer metas e fazer o planejamento estratégico de rádio?

como-estabelecer-metas-e-fazer-o-planejamento-estrategico-de-radio.jpeg
Escrito por Mobradio

Gerir uma rádio envolve muito mais atividades que apenas criar uma programação. É preciso acompanhar e manter a qualidade do streaming de áudio, saber liderar a equipe e integrar os funcionários, estar atento aos anunciantes, além de manter e conquistar mais ouvintes. Um dos itens mais importantes que permitem fazer essas atividades com qualidade é o planejamento estratégico de rádio.

Somente através do planejamento, é possível estar atento a todos os setores que formam a rádio e estabelecer metas para alcançar objetivos, fazendo com que o negócio cresça cada vez mais. Para te ajudar nessa tarefa, confira neste post como fazer o planejamento da sua rádio, estabelecer metas e acompanhar os resultados!

Como fazer o planejamento estratégico de rádio?

O planejamento estratégico é a melhor forma que um gerente tem de acompanhar todos os setores de um negócio para saber se ele está dando resultados ou não e como melhorar isso. Fazer um planejamento estratégico para rádio é a melhor maneira de acompanhar resultados para conquistar mais ouvintes e anunciantes e ter muito mais lucro.

Confira o que você deve considerar na hora de fazer o planejamento:

Esteja atento ao ambiente externo

Sua rádio não está isolada em um universo. Ao seu redor, existem diversos concorrentes e leis que devem ser levadas em consideração na hora do planejamento. Analisar esses elementos externos é uma oportunidade de enxergar possibilidades para inovar e se preparar para possíveis ameaças que podem prejudicar sua rádio.

Conheça seu público

É fundamental que você conheça o público que sua rádio deseja atingir. Além de ser necessário na hora de contatar os anunciantes, é importante que você saiba quais os interesses do público que deseja atingir para entregar aquilo que eles procuram.

Conheça a idade, o que fazem e quais horários que costumam ouvir rádio. A tecnologia pode ajudar muito nesta etapa. Assim, as chances de conquistar mais ouvintes são muito maiores.

Tenha uma estratégia de acordo com seu objetivo

Para que seu planejamento seja efetivo, é preciso que você tenha um objetivo e uma estratégia que permita chegar até ele. O que você deseja alcançar com a rádio? Ser referência em sua área? Conquistar mais ouvintes? Encontrar mais anunciantes? Fidelizar ouvintes?

Muitos são os objetivos possíveis e para cada um deles sua estratégia de conteúdo será diferente. Interagir com os ouvintes e capacitar os representantes comerciais, por exemplo, podem ajudar a fidelizar ouvintes e encontrar mais anunciantes, respectivamente.

Estabeleça metas e acompanhe resultados

Para que o planejamento realmente dê certo e os objetivos sejam alcançados, é fundamental que você estabeleça metas e acompanhe os resultados para tomar decisões. Acompanhar KPIs – Key Performance Indicators – pode ajudar nesta tarefa.

Acompanhe a audiência da rádio, a produtividade da equipe, os impactos dos anúncios, entre outros. Um desses indicadores é o GRP, que permite acompanhar a audiência a cada hora da rádio, sabendo como ela varia ao longo do dia. Assim, é possível saber em qual horário a audiência é maior na rádio e planejar a programação e os anúncios de acordo com isso.

Viu como o planejamento estratégico de rádio pode te ajudar a acompanhar todos os setores do negócio? Estando atento às etapas citadas nesse post, você terá muito mais chances de conquistar mais ouvintes e anunciantes e ter muito mais lucro!

Agora que você aprendeu como estabelecer metas e fazer o planejamento estratégico de rádio, confira 5 dicas de gestão para alcançar ainda mais ouvintes!

Sobre o autor

Mobradio

Deixar comentário.

Share This
Navegação